quinta-feira, 14 de abril de 2011

A revolução na maneira de se comunicar

Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono das comunicações do Brasil. Tenho certeza que para você esse nome não é estranho, porém não sabe o que esse grande homem fez por nós. Vulgo Rondon proporcionou as integrações de estados do Brasil, do centro - oeste e norte ao sudeste, a partir do aperfeiçoamento da criação do telégrafo feito por Samuel Morse , objeto de um sistema concebido para transmitir mensagens de um ponto para outro em grandes distâncias, utilizando códigos para a rápida e confiável transmissão. Para o funcionamento do aparelho era necessário ser instalados milhares de quilômetros de fios.

A serviço do exército, Rondou acabou mapeando o oeste do Brasil, e após as fronteiras do Paraguai e Bolívia. Com essa missão de intercomunicar os estados, Cândido Rondon levou o título de patrono das telecomunicações brasileiras.

Os telégrafos, embora fossem substituídos posteriormente pelos telefones e outros meios de comunicação, foram muito importantes para sua época, suas linhas se alastraram no mundo inteiro no século XIX, chegando ao Brasil somente em 1852.
Em sua homenagem, o dia 5 de maio (dia que completou 90 anos ) foi escolhido para o Dia Nacional das Comunicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário