A evolução do papiro, pergaminho e papel pelas sociedas tiveram um contexto muito amplo, todas elas com sua importância e seu tempo. O papiro utilizado desde a Alta Antiguidade, foi criado pelos egípcios e chamado desse nome pela planta que o mesmo era feito, e para a sociedade foi de grande uso , abastecendo várias regiões da Ásia e Europa. Já o pergaminho por sua vez, não teve sua origem de uma vez só. Ele já existia na época A.C usando o couro de animais para escrever documentos. A partir do século VIII o pergaminho foi mais aprofundado , feito normalmente de pele de cordeiro, e viria a ser o único material de escrita disponível em ocorrência do bloqueio árabe no Mediterrâneo. Muito tempo depois o papel seria o instrumento perfeito de escrita, porém não chegaria tão cedo a grande potência que a Europa era.
Finalmente, dando a devida glória aos orientais, especificamente os chineses pela invenção do papel, era fabricado com cascas de árvores e várias outras substâncias. Muitos desses materias como o linho e algodão , utilizados para fazer o papel, tiveram um lado muito positivo para a sociedade, servindo de matéria - prima para tecelões.
O mundo árabe naquele tempo, se beneficiava com o uso do papel, e extendia o retrocesso da Europa ao seu uso pelo bloqueio do mar, já citado a cima . Um fator negativo na descoberta desse grande meio de comunicação, foi o problema em que os países europeus encontraram para usufruir deste meio, motivo de negação e dúvidas da igreja, dizendo que o papel era muito frágil e assim, de pouca confiança também.
Com o tempo a qualidade e barateamento do papel e seus materiais foram superando os obstáculos, tornando - se o que é hoje. E pense, o que seria da sociedade e do comércio sem o papel ? É algo muito simples, porém de muito valor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário